terça-feira, 18 de maio de 2010

Softwares de Astronomia



Para meus queridos alunos, devido o grande interesse no programa Stellarium, estou publicando o link que leva a postagem de maio de 2009 para download.

Programas de Astronomia

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Vênus... Amor e Beleza!


Vênus é a deusa romana do Amor e da Beleza. Por falar em beleza, que maravilho está o céu do Acre esses dias. O planeta Vênus num brinda com sua beleza ao anoitecer. É normalmente conhecido como a estrela da manhã (Estrela d'Alva) ou estrela da tarde (Vésper) ou ainda Estrela do Pastor, isto dado seu brilho intenso e esplendoroso.

Na antiguidade esse planeta era bem conhecido. Registros foram encontrados na biblioteca babilônica. Os maias, por exemplo, montaram um calendário religioso baseado em seus ciclos. Os gregos pensavam que as aparições matutinas e vespertinas do planeta eram dois corpos diferentes, Pitagoras que corigiu o erro afirmando que se tratava do mesmo corpo celeste. Galileo Galilei foi o primeiro a observar suas fases em Dezembro de 1610, uma observação que sustentava a então discutida teoria heliocêntrica do Sistema Solar de Copérnico.

Inúmeras expedições não tripuladas, já chagaram nesse planeta. Hoje conhecemos um pouco deste misterioso visinho que tanto se parece com a Terra.

No entanto, sua real beleza é vê-lo daqui da Terra e imaginar quão misterioso é. Seu fascinante brilho e seu esplendor nas nossas noites aguçam os corações dos românticos e dos apaixonados.

Não deixe que os afazeres do dia a dia atrapalhem a observar as belezas ao nosso redor. Contemple o céu maravilhoso, fique imaginando e vislumbrando as belezas astronômicas. Viaje pelo cosmos e pense quão especial somos nós frente à imensidão desde universo.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Astronauta tira fotos da capital e outras cidades Brasileiras

No Twitter, Soichi Noguchi, astronauta da ISS, pergunta: "Qual o nome desta capital?". Os Brasileiros ao verem o plano piloto, responderam: BRASÍLIA.

Os astronautas residentes atualmente na ISS costumam registrar impressionantes imagens de algumas das principais cidades da Terra. Geralmente, as fotos são tiradas de uma distância entre 350 e 400 km do planeta.

Soichi, que já postou fotos de diversos pontos da Terra, como a Amazônia, a Ponte Golden Gate e o Monte Kilimanjaro, entre outras, tem conexão de internet na estação e pode fazer o upload das imagens em tempo real.

No início do ano, o astronauta publicou uma foto de Salvador e disse que a imagem era do Rio. Graças aos twitteiros de plantão, Soichi corrigiu as informações e publicou a foto correta algumas semanas depois.

Bem... Vamos perdoar... Ele é japa né?
Para conferir mais imagens da ISS entre no twitter do cara: http://twitter.com/astro_soichi

Veja algumas fotos publicadas no seu twitter:

Brasília

Encontro do Rio Negro com o Solimões

Rio de Janeiro
.
.
Salvador