segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Exposição "Galileu, os Médici e a Era da Astronomia"


Há 400 anos, Galileu apontou seu telescópio para
o céu e revolucionou a ciência.

Um telescópio de pouco mais de 91cm usado pelo astrônomo italiano Galileu Galilei, cujas descobertas revolucionaram a astronomia, é a principal atração de uma exposição no Franklin Institute. Em sua primeira viagem para fora da Itália, o telescópio de 400 anos é um dos dois únicos instrumentos ainda existentes usados por Galileu para comprovar a teoria coperniana de que a Terra e outros planetas giram ao redor do Sol, e não o contrário.

Em 1609, Galileu conseguiu construir um telescópio que aumentava 30 vezes a imagem, no qual observou, entre outros, os satélites de Júpiter, as crateras da Lua, os anéis de Saturno. O instrumento chamado luneta era também conhecido como telescópio de refração, um instrumento que se baseou nas propriedades das lentes côncavas e convexas.

A exposição "Galileu, os Médici e a Era da Astronomia", que começa no sábado (29/08) e ocorre até 7 de setembro, é o evento inaugural do Ano Internacional da Astronomia, que marca o 400° aniversário das descobertas de Galileu.

O telescópio de 1610 inclui uma inscrição em uma das extremidades onde Galileu registrou a capacidade de ampliação do instrumento de 20.

A exposição também inclui instrumentos astronômicos e matemáticos do século XVI, assim como livros científicos contemporâneos, mapas e retratos dos duques de Médici da Toscana que governaram a região italiana entre os séculos XV e XVIII.

Galileu dedicou o livro registrando suas descobertas ao duque de Médici Cosmo II, aumentando ainda mais o prestígio e a influência da família nas cortes da Europa, de acordo com a exposição. Muitos dos instrumentos científicos em exposição mostram a intersecção entre arte e ciência, como defendido pela família Médici.

Nenhum comentário:

Postar um comentário