O telescópio espacial Hubble comemora 20 anos de atividade no espaço. Em 24 de abril de 1990, acoplado ao ônibus espacial americano Discovery, que o colocou em órbita a 600 km de altitude, o telescópio Hubble entrou em órbita para mudar e ampliar a visão humana do Cosmos.
Pela primeira vez era possível ver mais longe do que as estrelas da nossa própria galáxia e estudar estruturas do Universo até então desconhecidas ou pouco observadas. O Hubble, de uma forma geral, deu à civilização humana uma nova visão do Universo e um salto equivalente ao dado pela luneta de Galileu Galilei no século XVII.
As principais atividades desse gigante da Astronomia é proporcionar a comunidade científica a possibilidade de investigar corpos celestes pelo estudo de suas composições, características físicas e dinâmica; observar a estrutura de estrelas e galáxias e estudar suas formação e evolução e também estudar a história e evolução do Universo.
Durante todos esses anos o Hubble recebeu três visitas espaciais da NASA para a manutenção e substituição de equipamentos obsoletos ou inoperantes. O último, ano passado, possibilitou prolongar sua vida em cinco anos. Isso mesmo, lamentavelmente nosso telescópio será em breve peça de museu e, diga-se de passagem, quem não queria visitar esse museu hein?
Isso porque hoje novas tecnologias estão sendo desenvolvidas, permitindo construir o novo telescópio sob uma nova concepção. Assim, em 2014 o Hubble será substituído por um bem mais potente: o telescópio espacial infravermelho James Webb Space Telescope (JWST).
Nenhum comentário:
Postar um comentário