segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

"PARA O INFINITO E ALÉM!"


A NASA para incentivar crianças a estudarem o espaço, promoveu em 2008 uma parceria com a Disney/Pixar e convocou o mais destemido astronauta de toda nossa era: o patrulheiro do espaço da aliança intergaláctica, o Capitão Buzz Lightyear.

Juntos Disney e NASA criaram dois concursos para crianças americanas entre 6 e 12 anos. Em um deles, a criançada terá de contar como foi a aventura do boneco Buzz Lightyear na Estação Espacial Internacional, durante os 15 meses que ficou por lá, na companhia dos astronautas. E também criar uma aventura nova para o personagem.

O segundo desafio consiste na elaboração de experimentos científicos para serem realizados na Estação Espacial Internacional.

Os 12 experimentos mais interessantes, segundo uma comissão julgadora da NASA, serão feitos pelos astronautas, em suas missões no espaço.

A parceria entre Disney e NASA foi vantajosa: de um lado, a ida do boneco ao espaço, casaria com o lançamento de uma nova atração em dois parques temáticos Disney – o “Toy Story Mania!”, na Califórnia e na Flórida. De outro, a empresa ajudaria a agência a atrair a atenção de crianças para a ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Para quem não conhece, Buzz é personagem dos filmes Toy Story da Disney/Pixar, famoso pelo bordão: “para o infinito e além”. Nos filmes, é um brinquedo - um boneco de astronauta. Seu nome foi inspirado no astronauta da Apollo 11, Buzz Aldrin.

O boneco Buzz é o primeiro brinquedo astronauta a ter permanecido 467 dias no espaço. Foi lançado bordo do foguete Discovery STS-124 em 31 de maio de 2008. O maior tempo de permanência ininterrupta no espaço pertence ao russo Valeri Poliakov, que ficou 437 dias a bordo da estação espacial Mir entre 1994 e 1995. Mas, o boneco bateu com certa folga o recorde humano. Um grande passo para os personagens da ficção, não acham?

Veja o vídeo de Buzz Lightyear abordo da ISS:

video

Claro, como colecionador que sou, lógico que tenho o meu próprio patrulheiro intergaláctico. Na foto ele está ao lado do seu melhor amigo Woody e Bala No Alvo.


3 comentários:

  1. achei bacana a iniciativa da nasa!
    assim as crianças se divertem e aprendem ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  2. Verdade e nada melhor que nosso astronauta Buzz para ajudar nessa missão.
    Abraços e valeu o comentário.

    ResponderExcluir
  3. prof, aqui er a suzi, sabe ñ acredito que o homem tenha ido, a lua pesquiseei, e encontrei um site, que falar qui ele ñ foi. http://www.portalbrasil.net/reportagem_nasa.htm

    ver aie pr mim, e for verdade, me mandar a respostar por email. suzi-correia@hotmail.com

    ResponderExcluir