terça-feira, 29 de junho de 2010

Translação... voltas e mais voltas

A Terra realiza diversos movimentos no espaço sideral, sendo os principais o de rotação e translação. Existem outros não tão conhecidos, como o de precessão e de nutação.

O movimento de translação consiste no percurso que a Terra executa ao redor do Sol. Esse movimento é realizado de forma elíptica. Em decorrência desse movimento, ocorrem variações durante o ano quanto à distância entre o Sol e a Terra. Essas variações recebem o nome de afélio (quando aumenta a distância entre o Sol e a Terra) e periélio (quando se encontram mais próximos.

A característica variável do movimento resulta no aparecimento das estações do ano (verão, outono, inverno e primavera). No entanto, esse não é o único fator determinante, uma vez que deve ser levada em conta a inclinação do eixo da Terra (66° 33’) de acordo com sua própria órbita.

O tempo gasto para a realização completa do movimento de translação é de 365 dias e 6 horas, e 366 dias em anos bissextos. Os bissextos possuem 366 dias em razão do acúmulo das seis horas que restaram dos anos não-bissextos ao longo de quatro anos, que somados totalizam 24 horas ou 1 dia. Esse dia extra é acrescentado no mês de fevereiro (29).

Durante a execução da translação, a Terra se locomove em torno do Sol a uma velocidade de aproximadamente 108 mil km/h.

Bem, estou escrevendo essas informações para registrar que a Terra realizou aproximadamente 31 voltas ao redor do Sol, depois que eu nasci.

11 comentários:

  1. Ola , querido professor Aires!Hoje é um dia particularmente muito feliz, é o seu aniversario.Hoje estou aqui para te desejar um dia feliz,
    pois hoje realmente é um grande dia,
    afinal de contas mais 365 dias se passaram na tua vida
    e com eles vieram novos sonhos,
    novas conquistas e também novos projetos de vida.Faz alguns anos que Deus te enviou a terra
    para iluminar a todos com a tua presença,
    e neste dia mais que especial que evidencia a tua chegada ao mundo,
    palavras não bastam para te homenagear,
    você é uma obra preciosa que Deus criou
    e revestiu com muitas e boas qualidades,
    uma grande pessoa que admiro e quero muito bem.É muito bom saber que você existe, e quer um dia pude contar com você, porque antes de ser professor você é amigo, com voce descobri mtas coisas que jamais esquecerei.Que você caminhe sempre em busca do sucesso,
    alcançando um futuro amplo,
    se aperfeiçoando e prosperando ainda mais.

    Te desejo simplesmente um

    FELIZ ANIVERSÁRIO.
    sentirei saudades suas, voce pode ate não saber quem sou eu, mais sou uma pessoa que te admira e te quer beem, apesar de nosso relacionamento dentro de sala não ser tão proximo, enfim sou aluna da Fundação Bradesco da sala mais bagunçeira 2ºA EM. Me chamo Mariana Alexandre.
    Bjuss e te desejo mta sorte na vida e mtas felicidades!!

    THAU*-*

    ResponderExcluir
  2. Mariana meu amor.... claro q lembro de você... senta perto da Ludmila, do lado esquerdo da sala, cabelos levemente ondulado, quietinha, meiga e um amor de pessoa. To muito emocionado com seu recado.... adorei... puxa... você escreve muito bem... me deixou sem palavras.... Eu adoro todos meus alunos... Sabe o pai que gosta e quer o bem de todos os filhos... que sabe que a vida não é fácil e temos que aproveitar todas as oportunidades. Pois é... sou igualzinho... Fico muito feliz quando um(a) ex-aluno(a) é vitorioso(a) na vida. Eu sinto que contribui para isso é assim que um professor se sente valorizado. As recompensas são vocês.... lembro dos rostos de cada aluno meu, desde o início da minha carreira... é compensador ver quando vencem na vida. Eu ganhei um grande presente de Deus: o dever de tentar compreender melhor o Universo que Ele criou e compartilhar com outras pessoas. Obrigado pelas palavras... (há... desculpa pelas chatices em sala... sabe como é... às vezes é necessário...) Fica com Deus... sei que você vai ser muito feliz! Você merece. Não esquece de mim. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Agradeço com todo amor suas palavras, me fez sentir mto beem.
    Bjuss!
    Amo voce*-*

    ResponderExcluir
  4. ola meu amor.......apesar de ter saido da fundaçao, continua sendo o meu melhor professor,,espero que nunca esqueça de mim aquela loirinha que anda sempre com a ana paula lembra.....espero que sim.
    olha querido tudo de bom que deus te ilumine sempre,que voce cresca mais e mais....beijos de suas eternas alunas que tanto o amam
    ISABELLE KEIT, ANA PAULA E CARLA

    ResponderExcluir
  5. Vou sentir muitas saudades de vcs... Isabelle sua loira chorona... Ana Paula q é puro choro... me fez cair em lágrimas, agora dona Carla se vc me trair com o Romero... estaremos de relações cortadas... ehehehe brincadeira... Amo vcs...

    ResponderExcluir
  6. querido voce sabe que sera sempre unico.....mais nao se preocupa nao...iremos te visitar....pelo menos na secretaria....pra matarmos a saudade....amamos voce...nunca esqueça disso.....m anda o orkut ai pra gente. beijo ISA,ANA E CARLA

    ResponderExcluir
  7. Meu orkut

    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=14826216977500729817

    ResponderExcluir
  8. Feliz aniversário Baby! Não esqueci do seu dia não. E pq nosso filhote anda muito doente!
    E ando tão na correria. Mais saiba que o amo muito e sempre desejo a ti toda a felicidade do universo!
    :)
    Beijos sempre meu grande amigo!

    ResponderExcluir
  9. de:Ana paula
    para:Aires
    hoje abri os olhos e não consegui acreditar no que via!via algo que era como o brilho de uma estrela! o brilho belo do meu universo! onde seus sorrisos eram os raios de sol!e seus sentimentos os astros mais lindos.
    a LUA é claro seus olhos!(vc é a minha lua)as estrelas, seu coração em milhões de pedaços, formando um brilho extraordinário como jamais vi.os planetas eram todas as emoções que giravam ao redor de ti!na verdade vc é o centro do universo que habita todo meu ser!o caminho do meu viver, na qual meu coração jamais vai esquecer!


    lembre-se:
    que o amor verdadeiro é aquele que o tempo não apaga,o vento não leva e a distância não distrói!!


    TE AMO DE MONTÃO!*-*
    BJUS Ana Paula 1ªA F.B espero que lembre de mim,pois vc sempre estará no meu coração!!!
    MINHA LUA.

    ResponderExcluir
  10. Delícia... eita coisa boa.... AMO VCS.... te amo Kel... Beiiiijjjjjoooooooooosssssssssssssssssss!

    ResponderExcluir
  11. Por Odin! Eu gosto de me irritar...

    ResponderExcluir