sábado, 20 de março de 2010

Olá outono!

Hoje, às 12:32, hora do Acre, teve inicio o equinócio de outono. Equinócio é definido como um dos dois momentos em que o Sol cruza o plano do equador celeste. Mais precisamente é o ponto onde a eclíptica cruza o equador celeste.

Isto significa que a partir de hoje, o Sol estará cruzando a linha do Equador rumo ao hemisfério Norte. Para nós acreanos significa que as chuvas deverão começar a reduzir mais ainda, iniciando o período do outono, época que principia as friagens, já que o Sol vai esquentar mais para o hemisfério norte dando início da primavera naquela região.

A palavra equinócio vem do Latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais", ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do Sol (alvorada ou dilúculo) é o instante em que metade do círculo solar está acima do horizonte e o pôr do Sol (crepúsculo ou ocaso) o instante em que o círculo solar encontra-se metade abaixo do horizonte. Com esta definição, o dia e a noite durante os equinócios têm igualmente 12 horas de duração.

Percebam como a cada dia o Sol fará uma trajetória no céu cada vez mais ao norte até atingir o ápice de inclinação em 21 de junho, que é solstício de inverno, época de noites um pouco mais frias. De 21 de junho em diante o Sol voltará a seguir sua trajetória para o sul, e vai tudo começar outra vez.

2 comentários:

  1. Esse ano o outono será seco em todo o Brasil, está muito quente, mas é uma estação muito bonita, legal saber mais sobre esta estação. Seu blog é sempre muito bonito e informativo.

    ResponderExcluir