segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Eclipse Solar

Bem no início de 2011 já temos um eclipse solar parcial que poderá ser visto na terça-feira dia 04/01 na Europa, norte da África, Oriente Médio e Ásia Central, mas lamentavelmente não poderá ser visto do Brasil.

Os eclipses solares ocorrem quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol. Existem três formas bem definidas: total, parcial e anular.

No caso de um eclipse total, os três astros ficam completamente alinhados, no qual o Sol fica encoberto pela Lua que não deixa passar os raios de solares projetando uma sombra em algumas partes da terra.

Os eclipses parciais ocorrem quando uma pequena parte do disco solar fica visível, como se o astro rei tivesse levado uma mordida.

Finalmente, são anulares quando o Sol está mais perto da Terra, (periélio) em janeiro, e a Lua longe demais para conseguir ocultá-lo completamente, permitindo que um anel de luz fique visível.

O Sol é cerca de 400 vezes maior que a Lua, mas também está 400 vezes mais distante. Por isso, nosso satélite natural é capaz de ocultar totalmente o Sol quando o observador está na sombra projetada sobre a superfície terrestre.

Quatro eclipses solares parciais e dois eclipses lunares totais estão previstos para 2011, uma rara combinação que ocorrerá apenas seis vezes em todo o século 21.

O mais recente eclipse total do Sol ocorreu em 11 de julho de 2010 e foi visto por milhares de pessoas na Polinésia Francesa, na Ilha de Páscoa e no cone sul do continente americano.

Visto na América do Sul, o próximo eclipse solar ocorrerá em 13 de novembro de 2012.


4 comentários:

  1. interessante!! quero ver um eclipse solar total, aquele que o dia vira noite

    ResponderExcluir
  2. Eu quero ver o eclipse total do Sol, aquele que o dia vira noite, vai ser de mais!!! vai poder ser visto daqui do brasil??

    ResponderExcluir
  3. Esse do dia que "vira noite" é raro acontecer e mesmo assim, apenas uma região muito pequena do globo consegue observar. Mas é possível sim!

    ResponderExcluir