domingo, 9 de agosto de 2009

Astronautas da ISS fotografam grandes centros urbanos

.
Anos de trabalho e aperfeiçoamento técnico possibilitaram que astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional registrassem impressionantes imagens de algumas das principais cidades da Terra à noite.

As fotos foram registradas entre 2007 e 2008, e, retratam a grande poluição luminosa que se origina principalmente do excesso de luz que nada faz para aumentar a iluminação noturna útil. É a luz que se espalha horizontalmente e para cima, a partir das fontes de iluminação mal desenhadas. É a luz que ofusca os olhos dos motoristas e proprietários de casas, comprometendo a visibilidade e a segurança.

No início do projeto de mapeamento das vistas noturnas da Terra, os astronautas encontraram dificuldades para obter fotografias nítidas, já que as lentes precisam de um grande tempo de exposição, mas a ISS se move rapidamente. Então eles desenvolveram um tripé colocado sobre uma plataforma que pode ser movida lentamente, compensando a rotação da Terra e o deslocamento da EEI, e possibilitando fazer imagens mais definidas.

As fotos das cidades foram tiradas de uma distância entre 350 e 400 km da Terra.
Veja algumas imagens registradas:

São Paulo foi uma das cidades registradas pelos astronautas da Estação Espacial Internacional. As áreas esverdeadas mostram os bairros mais antigos, iluminados por lâmpadas de vapor de mercúrio; os mais novos, com lâmpadas de sódio, aparecem nas regiões alaranjadas. À direita, Santos e São Vicente.

Buenos Aires vista da ISS. "Não construímos nossas cidades pensando em que cara elas vão ter a partir do espaço", diz a NASA. "As cidades vistas à noite representam uma das mais belas e não intencionais consequências da humanidade".

Acima Seul, na Coreia do Sul, essas imagens só foram possíveis graças a um tripé colocado sobre uma plataforma móvel que compensa a rotação da Terra e o movimento da Estação Espacial.

A Baía de Tóquio também foi objeto do ensaio sobre a Terra vista à noite do espaço. Os astronautas dizem que as cidades japonesas possuem uma luz azul-esverdeada própria, e por isso são reconhecidas imediatamente por eles.

Nos Estados Unidos, Los Angeles chama a atenção pela disposição regular de várias de suas ruas e avenidas. Para a NASA, a cultura, a geografia e a tecnologia deixam uma marca nas cidades e possibilita aos astronautas saberem que parte da Terra estão sobrevoando.



Londres, por exemplo, apresenta as características típicas das cidades européias, segundo os astronautas: as avenidas e estradas correm para fora do centro, como "teias de aranha brilhantes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário