quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Conto da carochinha: As duas luas

Nos últimos anos, tem circulado na internet mensagens alertando para o possível aparecimento de um espetacular fenômeno natural no céu da noite de 27 de agosto 2009.

Este tipo de mensagem começou a circular em 2003 quando ocorreu uma oposição de Marte (a altura em que Marte e a Terra mais se aproximam) particularmente próxima, 56 milhões de quilômetros. Essa oposição ocorreu no dia 27 de Agosto de 2003 e foi amplamente noticiada por todo o mundo. Desde então, a história volta a circular frequentemente. Veja a mensagem:


"VALE A PENA" VER DUAS LUAS EM AGOSTO!

(...) Será no dia 27 de agosto de 2009. Todavia, o mais interessante de tudo é que isto estava previsto em um código maya, encontrado na pirâmide ao lado do Observatório Estrelar em Palenque, Chiapas - México.

(...) Duas Luas no Céu! No dia 27 de Agosto, à meia-noite e meia, olhe para o céu. O planeta Marte será a estrela mais brilhante do céu, será tão grande quanto a Lua cheia e estará a 55,75 milhões de quilômetros da terra.

(...) Não perca!! Será como se a terra tivesse duas luas, e este acontecimento só acontecerá novamente no ano de 2287.

Claro, tudo uma grande mentira. Primeiro, que Planetário Internacional é esse de Vancouver? Pequisando no Google, temos: MacMillan Southam Observatory, ao lado do Centro Espacial H.R. MacMillan, em Vancouver, BC, o qual é operado pela Sociedade Astronômica do Canadá. Claro o e-mail não veio do Centro Espacial HR MacMillan. Em segundo lugar, não haverá duas luas no céu, porque a Lua não estará tão visível na hora e data em questão - 27 de agosto de 2009, lua crescente. Em terceiro, O texto segue falando nos “Mayas”. Só isso mostra que é uma tradução muito o da mal-feita, posto que Maias não se escreve com Y. Mas parece que as pessoas pegaram a mania da profecia Maia para 2012.

Este ano irá registar-se uma aproximação máxima, mas a 24 de Dezembro, e terá apenas 88 milhões de quilômetros, o que fica muito longe dos 56 registados em 2003. Pois bem, a Lua estará a 400 mil quilômetros e, por isso, bem mais visível. Segundo os especialistas, algo similar ao que sucedeu em 2003 só acontecerá a 31 de Julho de 2018, altura em que Marte vai estar a 57,59 milhões de quilômetros de distância da Terra. Mas não veremos nada de espetacular, apenas um luz, vermelha e um pouco mais forte que os outros anos, devido essa aproximação.

O Universo é lindo, mas não deixará de seguir as leis da física só porque queremos que haja algum evento espetacular. Marte continuará seguindo sua órbita por muito tempo e não será por causa de um e-mail que ele aparecerá do tamanho da Lua. Aliás, se as pessoas parassem simplesmente para pensar (coisa que repassadores de e-mail não costumam fazer), imaginaria o seguinte caso: a Lua possui 1/6 do tamanho da Terra e é ela quem é responsável pelas marés, por causa de sua força gravitacional. Imaginem se Marte chegasse tão perto assim, ponto de parecer do tamanho da Lua, o que aconteceria? Podemos deduzir: sendo a Lua 9 vezes mais leve e 8 vezes menos volumosa que Marte, próximas a Terra a ação gravitacional dos dois astros somada seria capaz de erguer marés violentas o bastante para inundar nossas cidades costeiras duas vezes por dia. Parece mais um pesadelo não acham? Por isso, é melhor deixar Marte onde está.

3 comentários:

  1. A internete é boa, mas, às vezes, carrega tanta mentira. Como costumo dizer: Isso é pura invenção!

    ResponderExcluir
  2. É. Tem dessas. Tem-se o lado bom e ruim, como tudo o mais. Ainda bem que existe vc para desvendar tais equívocos, rs.

    Abrass.

    ResponderExcluir
  3. Há isso eu já sabia faz tempo...
    Se a lua estivesse mais proximo um pouco da terra haveria maremotos por causa da força que a lua tem... e se foce marte seria caus total!
    E marte está se afastando cada vez mais por causa da expansão do universo!

    "MENTIRA FALSA E REQUENTADA"!!!

    ResponderExcluir