segunda-feira, 15 de junho de 2009

Endeavour e sua nova missão

O Ônibus Espacial Endeavour é o quinto e mais recente ônibus espacial a ser construído pela Agência Espacial Norte-Americana - NASA. Sua construção começou em 1987 com o objetivo de substituir o Challenger, destruído durante um acidente em 1986. Peças sobressalentes das estruturas do Discovery e do Atlantis foram usadas na sua construção.
O nome Endeavour foi dado em homenagem ao navio, com o mesmo nome, comandado pelo navegador inglês James Cook na sua viagem de exploração do Oceano Pacífico no século XVIII. O nome também é uma homenagem a outro Endeavour, o módulo de comando da Apollo 15.
No último dia 13 de junho, a NASA confirmou o lançamento do Endeavour em uma missão de 16 dias à Estação Espacial Internacional, mas um vazamento de gás hidrogênio, potencialmente perigoso, adiou o lançamento para pelo menos quatro dias. O vazamento é quase idêntico ao que interrompeu o lançamento do Discovery em março.
A NASA interrompeu os preparativos para o lançamento do Endeavour sete horas antes do horário marcado para sua decolagem. O vazamento ocorreu enquanto os técnicos finalizavam o abastecimento de 1,9 milhão de litros de hidrogênio líquido e oxigênio líquido no tanque de combustível do ônibus. O diretor de lançamento da Nasa, Mike Leinbach, disse que o vazamento foi significativo e que, como o gás hidrogênio é extremamente volátil e pode causar grandes prejuízos. Durante 16 dias de sua missão, o Endeavour e sua tripulação deverão entregar o segmento final do grande laboratório espacial do Japão, peças do observatório espacial e mais de 270 quilos de alimentos para os seis homens que vivem no observatório espacial. Dos sete astronautas, apenas um é mulher, canadense. Os demais são cidadãos norte-americanos. Na estação espacial estão seis homens, da Bélgica, Canadá, Japão, Rússia e Estados Unidos. Na estação espacial, os sete astronautas do Endeavour permanecerão 11 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário