sexta-feira, 5 de junho de 2009

Titã: um "baú" de surpresas

A sonda Cassini-Huygen, parceria entre as agências espaciais norte-americana (Nasa), europeia (ESA) e italiana (ASI), revelou recentemente imagens que ajudam a compreender os padrões da cobertura global de nuvens e partes da superfície de Titã, a maior lua de Saturno.
Os cientistas descobriram que Titã obedece a modelos climáticos, como ocorre na Terra. Em prospecção de 20% de sua superfície foram observados centenas de lagos e mares. Segundo a Nasa, cada uma das várias dúzias desses corpos "líquidos" contém mais hidrocarbonetos que todas as reservas de gás e petróleo conhecidas na Terra.
As nuvens em Titã são resultado da condensação de metano e de etano. A pesquisa usou dados de 39 meses de sobrevoos pelo satélite, entre 2004 e 2007, e verificou que as nuvens estão presentes particularmente no hemisfério Sul, que corresponde ao verão.
Titã é a maior lua de Saturno e a segunda maior de todo o Sistema Solar, depois de Ganimedes, em Júpiter. É maior até do que o planeta Mercúrio, e tem quase uma vez e meia o tamanho da Lua terrestre. Ela é a única lua no Sistema Solar a ter uma atmosfera densa, com pressão maior do que a terrestre. Sua temperatura média é de 179 graus Celsius abaixo de zero e em vez de água, sua superfície está coberta por hidrocarbonetos na forma de metano e etano. Além disso, suas dunas contêm um volume de materiais orgânicos centenas de vezes maior que as reservas de carvão da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário