quinta-feira, 18 de junho de 2009

International Space Station

A Estação Espacial Internacional (ISS-International Space Station) é um laboratório espacial atualmente em construção. A montagem em órbita da ISS começou em 1998 e a Estação encontra-se em uma órbita baixa (entre 350-460 km) que possibilita ser vista da Terra a olho nu. Viajando a uma velocidade média de 27.700 km/h. Sua fonte de energia elétrica é o sol: luz é convertida em eletricidade através de painéis solares.
Trata-se da maior obra de engenharia da história. Sozinha ela já representa uma nova era na astronáutica. Dezesseis nações trabalham juntas para construir a Estação Espacial Internacional, a mais avançada plataforma de pesquisa espacial já construída.
O Brasil também participa deste programa. A Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Conselho Superior da AEB aprovou o programa de cooperação, no qual o Brasil fornecerá equipamentos e serviços em troca dos direitos de utilização da estação durante toda sua vida útil. Segundo o acordo firmado, o Brasil fornecerá equipamentos de vôo, modelos de treinamento. Além disso, deverá cooperar com serviços de logística, manutenção e reparos.
A estação, em 2006, recebeu o astronauta brasileiro Marcos Pontes, missão batizada "Centenário", em comemoração aos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14 Bis. Em 30 de março de 2006, partiu em direção à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, com oito experimentos científicos brasileiros para execução em ambiente de microgravidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário