quinta-feira, 18 de junho de 2009

A ISS pode ser vista da Terra a olho nú

Durante a noite, enquanto a maior parte das pessoas dorme, astrônomos do mundo inteiro saem a campo procurando os melhores lugares para fazer observações celestiais. Entre os curiosos que começam a se aventurar por essa ciência, a Estação Espacial Internacional (ISS – Internacional Spacial Station), com seu forte brilho no céu, costuma ser um dos principais alvos das câmeras fotográficas dessas pessoas.A ISS é uma base que fica na órbita da Terra, pertencente a um consórcio de países liderados pelos Estados Unidos. O objetivo da estação é funcionar como uma plataforma que permita fazer experiências científicas em gravidade zero, bem como levantamentos remotos sobre o nosso planeta.
A ISS chama a atenção dos astrônomos amadores por ser um objeto que pode ser localizado facilmente no céu, além de poder ser observada sem o auxílio de equipamentos.
A Estação Espacial pode ser vista quase todas as noites, porém, em algumas cidades, a dificuldade é maior devido a poluição luminosa, o que faz com que menos objetos possam ser observados. No caso da ISS, o que determina se ela será facilmente vista é sua magnitude, que é o brilho do objeto sem levar em conta a distância em que ele se encontra.
Quanto menor a magnitude, mais visível o objeto é na Terra. O Sol, por exemplo, tem uma magnitude de -27, enquanto a Lua Cheia tem -13. Seres humanos são capazes de enxergar sem o auxílio de equipamentos até a magnitude +6. Dependendo da ocasião, a ISS pode aparecer com uma magnitude de até -2,5.
No caso da ISS, o que define o brilho da passagem da ISS é o reflexo da luz do sol nos painéis solares, instalados na estação. Eles captam a luz solar e a convertem em energia elétrica para o consumo da estação. Dependendo do ângulo com que os painéis são vistos do solo, a estação aparece mais ou menos brilhante.
No céu noturno dezenas de satélites artificiais podem ser vistos a olho nu, em média seis deles podem ser observados por noite. Para reconhecer a ISS, basta ver um pontinho brilhante, como as estrelas, mas que se move muito rápido.

8 comentários:

  1. eu moro na bahia e queria ver a iss a olho nu. moro na cidade de brumado e não sei que horas a iss passa por aqui(se é q daki desse fim de mundo da pra ver) me ajudem! obr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. viaje nao meu fi..

      Excluir
    2. Tem varios aplicativos q vc baixa e q te deixa infomado sobre onde, quando e a magnetude do ISS, procure se informar.
      E onde vc mora meu caro, eh um dos melhores lugares pra vc ver o céu a noite, pois o céu é limpido, venta muito a noite, tirando as nuvens, e tem pouca poluiçao ai. Se vc morar em um lugar alto, pronto perfeito pra se ver.
      Deixe d ser ignorante pra ficar falando assim da sua regiao e pesquise mais.

      Excluir
    3. ja vi.. axei estranho até comentei com um amigo. mas o safado não lembra.. haha

      como imaginei.. era uam estação espacial.. mt interessante..

      Excluir
  2. Claro q dá pra ver... vc deve entrar no site da Nasa e clicar no link ISS. Lá tem o mapeamento completo das rotas da Estação... Qualquer coisa eu te ajudo. abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá, boa noite!
    Há também a possibilidade de acompanhar a estação ISS por meio do link:
    http://www.isstracker.com/
    Neste "exato" momento 18/Março, 18:04, ela está se encontra sobre o Brasil. Boa sorte!
    Hélio.

    ResponderExcluir
  4. já vi várias vezes, pensei que era OVNI, depois fui descobrir que eram satelites e a ISS

    ResponderExcluir
  5. Já vi também em uma madrugada, em Capanema-Pará. Fiquei confuso do que poderia ser. Mas hoje lendo aqui, acho que era a ISS.

    ResponderExcluir