sexta-feira, 19 de junho de 2009

A Muralha da China pode ser vista do espaço?

A chamada Muralha da China, ou Grande Muralha, é uma impressionante estrutura de arquitetura militar construída durante a China Imperial, e uma das 7 Maravilhas do Mundo.
Muito já se comentou sobre esta grande obra da humanidade. A Grande Muralha da China é famosíssima pelo fato de ser a única obra humana que pode ser vista do espaço a olho nu. Era! Tudo isso foi por água abaixo quando em 2004, o primeiro astronauta chinês a ficar em órbita na Terra, Yang Liwei, declarou que a Muralha da China não era visível naquelas condições. A NASA anunciou que o que eles achavam que fosse a construção, na verdade, era o traçado de um rio entre as montanhas. E reconheceu pública e oficialmente que a Grande Muralha da China não é visível do espaço sem ajuda de aparelhos.
A grande muralha não pode ser vista principalmente porque foi construída com materiais que se confundem com o terreno circumdante e também porque embora seja muito extensa, é de fato pouco espessa, com apenas alguns metros de largura.
Aliás, segundo a Academia de Ciências da China (ACC), outras grandes obras, como as pirâmides do Egito, e até mesmo a hidrelétrica de Itaipu podem ser vistas do espaço a olho nu de acordo com alguns fatores: as condições atmosféricas, a capacidade de interpretar as estruturas vistas da órbita terrestre e, obviamente, a localização do observador.



6 comentários:

  1. Olha simplesmente esse é o melhor site que mostra o universo do Mundo inteiro,pelo menos eu acho.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado... pena que vc não se identificou... mas é apenas um blog espero que venha muitos outros...

    ResponderExcluir
  3. Queria ver as pirâmides do egito no espaço

    ResponderExcluir
  4. Aires adorei o blog as matérias são bem escritas é o melhor blog sobre universo que já vi parabéns.

    ResponderExcluir
  5. eu nao vi nada ainda cade?

    ResponderExcluir
  6. o blog é muito bom, e apresenta boa argumentação

    mas a coisas q ñ vi no blog, tenho um professor q também possui um blog tão bom quanto esse, é:

    http://cientistasocialnerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir