quarta-feira, 13 de maio de 2009

O firmamento como símbolo nacional

BANDEIRA DO BRASIL, uma das mais belas e sugestivas do mundo, é também a única a possuir uma esfera celeste (representação do firmamento onde a Terra é posicionada no centro de uma esfera de estrelas fixas).
Adotada em 19 de novembro de 1889, seu círculo interno, em azul, corresponde a uma imagem dessa esfera, inclinada segundo a latitude da cidade do Rio de Janeiro às 12 horas siderais (aproximadamente 8 e meia da manhã) de 15 de novembro de 1889 (Proclamação da República) e cada estrela representa um Estado da federação. Trata-se da mais completa ilustração celeste já imaginada para uma bandeira nacional. Cada vez que um Estado é extinto retira-se sua estrela. Quando ocorre uma fusão, apenas uma permanece para representar o novo Estado. Novas estrelas podem ser acrescentadas, na medida da criação de novos Estados, sempre obedecendo à configuração original.
Abaixo você poderá observar as constelações de Cão Menor, Hidra Fêmea, Virgem, Carina e Oitante. Destaque para Hidra Fêmea, ou simplesmente Hidra, é uma ampla constelação cuja estrela mais brilhante é Alphard, a 148 anos-luz. Hidra Fêmea tem apenas duas estrelas na bandeira, representando os Estados do Mato Grosso do Sul (criado em 1979) e ACRE (que se tornou Estado em 1962).


3 comentários:

  1. Qual é a estrela do estado de Mato Grosso?

    ResponderExcluir
  2. Joana minha querida, a estrela que representa seu Estado é a Sirius (Alfa do Cão Maior) que fica na constelação de Cão Maior.

    http://asnovidades.com.br/2008/bandeira-nacional-significado-das-estrelas/

    ResponderExcluir
  3. Depois de quase 4 meses vc respondeu!!!Obrigada, mas eu já tinha visto no site do grupo gamahidra!!!;)

    Joana D'arc

    ResponderExcluir