quarta-feira, 13 de maio de 2009

Atlantis em sua última missão de upgrade do Hubble

O Telescópio Espacial Hubble é um telescópio robótico localizado fora da atmosfera, em órbita circular ao redor da Terra. Foi lançado em 1990 (há 19 anos), resultado da parceria entre as agências espaciais norte-americana (NASA) e européia (ESA) e está a cerca de 560 quilômetros da Terra, longe dos efeitos da atmosfera que limitam a eficiência dos telescópios terrestres.
Idealizado nos anos 40, projetado e construído nos anos 70 e 80, o Telescópio Espacial Hubble, foi batizado em homenagem a Edwin Powell Hubble, que revolucionou a Astronomia, ao constatar que o Universo estava se expandindo.
No último dia 11 o ônibus espacial Atlantis, entrou para a história para realizar uma grande missão: será a última vez que astronautas visitarão o Hubble.
As tarefas de reparação e serviço do Hubble serão realizadas em uma missão de 11 dias, onde serão feitos reparos e instalados instrumentos para permitir o bom funcionamento do telescópio espacial até que ele seja substituído pelo James Webb, que está previsto para entrar em operação a partir de 2013.
Para maiores detalhes sobre esta missão rumo ao Hubble clique aqui.
.
AS MAIS FASCINANTES IMAGENS OBTIDAS PELO TELESCÓPIO ESPACIAL HUBBLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário