sexta-feira, 29 de maio de 2009

O eclipse de 1919


Há 90 anos, em 29 de maio de 1919, uma equipe de astrônomos ingleses estava em Sobral, no interior do Ceará, para observar e fotografar um eclipse total do Sol. A principal motivação dessa expedição científica era verificar a previsão de Albert Einstein para o desvio da luz de uma estrela ao passar perto do Sol. Einstein calculou o valor desse desvio usando sua teoria da Relatividade Geral, publicada em 1916, e a comunidade científica estava ansiosa para saber se esse valor seria, ou não, comprovado pelas medições astronômicas.
O efeito da gravidade na propagação da luz provoca uma curvatura. Sendo de pouca intensidade, o efeito só poderia ser detectado com a observação de luz passando nas proximidades de um corpo muito massivo. Assim surgiu a grande chance com o eclipse solar de Sobral, comprovando que Einstein estava certo.
As Teorias propostas pelo físico Albert Einstein (1879-1955) revolucionaram a Física no século XX, ampliando nossa visão da compreensão do Universo.

4 comentários:

  1. Olá Aires!

    Adorei o blog, muito bom mesmo. Estarei sempre por aqui em busca de novidades. Parabéns! Continue assim. :)

    Lauane Rocha (Fundação Bradesco - 3B/EM)

    ResponderExcluir
  2. Já é possível achar teu blog no GOOGLE, o que signfica que ele tem sido bem visitado. Isso é muito bom, o sucesso está vindo. Continue!

    ResponderExcluir
  3. gostei muito parabéns continue assim !!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigadu... obrigadu... obrigadu.... pena q seu muito atrasado e nao comento quando devo comentar.

    ResponderExcluir