quarta-feira, 13 de maio de 2009

Dia Nacional da Astronomia

Dia 02 de Dezembro, comemora-se o Dia Nacional da Astronomia! A data foi escolhida por ser aniversário de D. Pedro II (1825-1891), logo após ter sido dado a ele o título de “Patrono da Astronomia Brasileira”. Além de criar por decreto de 15 de outubro de 1827, o Imperial Observatório, D. Pedro II contratou astrônomos europeus de renome para trabalhar no Brasil e sempre manteve contato com celebridades da ciência do céu, como o francês Camille Flammarion (1842-1925).
Em seu observatório particular, construído no telhado do Palácio de São Cristóvão, hoje Museu Nacional, local de seu nascimento, D. Pedro II atendia alunos em observações e para aprender a usar os instrumentos. No Imperial Observatório, tinha um apartamento que usava para descansar após horas de observação. Sob forte oposição do Parlamento, e até merecendo caricaturas na imprensa, concedeu aos astrônomos verbas para instalar três missões científicas na observação da passagem do planeta Vênus pelo disco solar, em 6 de dezembro de 1882, fenômeno que só iria se repetir em 8 de junho de 2004.
As observações permitiram desenvolver cálculos precisos para determinar a distância da Terra ao Sol, essencial para estabelecer a Unidade Astronômica (UA) e, com isto, as demais distâncias dos outros planetas.
O reconhecimento da comunidade científica está patente no planetóide 293, ao qual foi dado o nome de Brasília por Augusto P. Charlois (1864-1910), em homenagem ao Imperador do Brasil. A devoção de D. Pedro II ao cosmos pode ser avaliada em quadro no Museu Histórico Nacional onde ele aparece com um livro tendo ao fundo a cúpula do Imperial Observatório.

2 comentários:

  1. eu amei muito bom e muita coisa eu num sabia. mais é bom saber coisas novas.

    ResponderExcluir
  2. Obrigadu.... abraços... desculpe a demora em responder....

    ResponderExcluir