segunda-feira, 4 de maio de 2009

ONU declara 2009 o Ano Internacional da Astronomia


THE UNIVERSE YOURS TO DISCOVER

International year of astronomy 2009

O ser humano sempre buscou compreender o funcionamento do Universo. Desde a Antiguidade, os povos observavam as estrelas, cometas e planetas para tentar desvendar os mistérios do espaço. Em diversas civilizações, por exemplo, muitas estrelas e planetas foram transformados em deuses. Muitas lendas contam a origem destes astros e delegam poderes especiais a eles. Mas foi somente durante o Renascimento Científico ( séculos XV e XVI ) que o homem passou a ter uma visão mais detalhada e significativa do Universo.
Astronomia significa etimologicamente a "lei das estrelas" com origem no grego: (άστρο + νόμος) povos que acreditavam existir um ensinamento vindo das estrelas. Hoje é uma ciência que se abrange o campo de conhecimento da Física, da Biologia, da Química e da Matemática. Envolve diversas observações procurando respostas aos fenômenos físicos que ocorrem dentro e fora do nosso planeta Terra, bem como em sua atmosfera e estuda as origens, evolução e propriedades físicas e químicas de todos os objetos que podem ser observados no céu (e além Terra), bem como todos os processos que os envolvem.
A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou 2009 como o Ano Internacional da Astronomia. A decisão foi tomada dia 20 de dezembro, em sua 62ª Assembléia, a partir de uma proposta encaminhada pela Itália, pátria de Galileu Galilei. O Ano Internacional da Astronomia é uma iniciativa da União Astronômica Internacional (IAU, sigla em inglês) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Neste ano comemoramos 4 séculos das primeiras observações astronômicas realizada com um instrumento apropriado (simples luneta) por Galileu Galilei.
O Ano Internacional da Astronomia será uma celebração global com grande ênfase à educação, ao envolvimento do público e ao engajamento dos jovens na ciência, através de atividades locais, nacionais e globais.
O IYA 2009 - International Year of Astronomy é uma colaboração global para fins pacíficos – a procura de nossas origens cósmicas, uma herança compartilhada por todos os cidadãos do planeta Terra. A ciência da astronomia representa milênios de colaborações, permeando todas as fronteiras: geográficas, idades e gêneros, raças e culturas, fornecendo uma base completa para a Carta de Princípios da ONU. Neste sentido, a Astronomia é um exemplo clássico de como a ciência pode contribuir para o aprofundamento da colaboração internacional.

Para acessar o site nacional da Ano Internacional da Astronomia, clique aqui.

Contemple o Universo. Vamos descobri-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário